terça-feira, 20 de outubro de 2009

ativ- 04- Uso das Tecnologias no currículo

Atividade 4.4 – Relato de experiência de uso de tecnologia

Grupo CALIANDRA:
Cláudia Campos David da Silva,
Clésia Dalira Weber,
El’Wânia Maria Fávero,
Maria de Lourdes Aiello de Amaral
Zuleide Malagutti

Trocamos informações sobre experiências vivenciadas em sala de aula e no laboratório de informática da escola e o uso de tecnologias ao currículo, e foi possível perceber que cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas ferramentas. Entre os professores a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mail, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas.
Segundo a coordenadora do laboratório da escola, a professora Clésia Dalira, é possível notar que aos poucos os professores estão buscando essas ferramentas para aplicação de conteúdos, alguns com maior e outros com menor intensidade. Porém, é notável as mudanças de metodologias e dos recursos utilizados em nossa escola – EM. José Inácio Fraga – nos últimos anos. O uso do laboratório, do Portal Aprende Brasil, do Projetor Multimídia, da Câmera Digital, entre outros é bem comum nas aulas. A maior parte dos nossos colegas professores estão envolvidos com atividades que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem e buscam levar estas experiências para a sala de aula.
Para a coordenadora da escola, a professora Claudia, se o professor quer utilizar a tecnologia na sala de aula, ele deve começar investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas. No planejamento anual, é importante avaliar quais os conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje podem ser inseridas. Além disso, existem recomendações gerais para utilizar os recursos em sala de aula, mas os resultados são melhores quando é considerada a didática específica de cada área.
A professora de Língua Portuguesa, El’Wânia, afirmou que é possível trabalhar Comunicação Oral, Produção de textos, Análise e Reflexão sobre a língua. Para a professora é possível, por exemplo, relacionar links para que o leitor tenha a liberdade de seguir diferentes caminhos, é o chamado hipertexto. Cada vez mais, a turma vai precisar conhecer esses aspectos, além de gerar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados na disciplina de Língua Portuguesa. O exemplo mais significativo diz respeito à edição e revisão de textos. Ao trabalhar com uma atividade de produção de texto, a professora fez a revisão dos mesmos com objetivo de produzir um texto coerente e coeso, verificando principalmente a concordância nominal e verbal (conteúdo proposto nas aulas anteriores). Fazendo uso do processador de texto Word, a verificação ortográfica se tornou muito facilitada, mas para a concordância nominal e verbal foi necessário requerer uma atenção maior. Porém, os alunos se sentiram mais motivados ao realizar a revisão de texto no laboratório de informática e o produto final, o texto, foi impresso e exposto na sala de aula para compartilhar com a turma e sugerir posteriores atividades utilizando o editor de texto Word. A professora ressaltou ainda que temos também a informática como uma aliada que pode nos ajudar no trabalho com gêneros textuais.
A professora Maria de Lourdes comentou que em Matemática pode-se trabalhar: Espaço e Forma, Tratamento da Informação, Números e Operações entre outros. Ela aproveitou o Portal Aprende Brasil para complementar as aulas sobre Figura Geométrica Espacial, o conteúdo multimídia apresenta uma visão mais ampla da figura, identificando assim os vértices, as arestas e a face das figuras através de imagens em movimento. Foi uma aula muito importante para complementar este conteúdo, os alunos estavam bem interessados e motivados para assistir os exemplos dados pela apresentação multimídia. Em seguida participaram de alguns desafios matemáticos, também no portal, para incentivar o raciocínio.
Para a professora Maria de Lourdes, nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho clássico na disciplina, centrado na resolução de problemas. Entretanto, saber usar calculadoras e conhecer os princípios básicos de planilhas eletrônicas do tipo Excel são hoje demandas sociais. O professor deve mostrar que estes recursos são importantes para poupar tempo de operações demoradas, como cálculos e construções de gráficos, quando o que importa é levantar as idéias mais relevantes sobre a questão. É importante que as atividades incluam desafios que questionem e ampliem o conhecimento da turma.
Segundo a professora Zuleide, em Educação Física pode-se trabalhar: Esportes, Jogos, Lutas e Ginástica – enquanto apreciação. O grande recurso tecnológico para as aulas da disciplina é mesmo o vídeo, na forma de DVD ou na internet. Com ele é possível trabalhar as práticas corporais por meio da apreciação. Há esportes que são impraticáveis na escola, como canoagem, mas pode ser estudado por causa da tecnologia. A apreciação, entretanto, não é a única alternativa em relação aos vídeos. A professora pediu que os alunos registrassem nesse meio uma apresentação de dança na escola e depois a turma assistiu o vídeo na sala de aula, assim foi possível mostrar a eles como avaliar a própria prática. Todos ficaram muito interessados em assistir a própria apresentação na escola, e levantaram vários aspectos que podem servir para melhorar as próximas apresentações. Foi uma aula muito produtiva, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma auto-avaliação e buscar sugestões, aceitar críticas para melhorar suas próximas produções. Por fim, a professora acrescentou que a internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos, com textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
Assim, percebemos neste relato que o papel da escola é muito importante para integrar o aluno no mundo globalizado, através da mediação e da interação, promovidas por ela, entre alunos e professores em torno dos mesmos interesses podem ser muito eficazes para a aprendizagem. Consideramos as tecnologias e a Internet muito importantes nestes novos tempos, sabemos que habilidades não se desenvolvem sozinhas, o professor pode mostrar aos alunos que a informação tem diferentes abordagens cognitivas, seja observando uma tela, apreciando um texto, uma animação ou um áudio. Um dos grandes trabalhos de nós professores é ajudar nossos alunos a organizar as informações que recebem da Internet e ensinar a utilizá-las com múltiplos enfoques: espacial, lógico-matemático, lingüístico. E tudo isso, com o auxílio do professor, terá mais qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário