terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ativ-10- Planejamento

Plano de Aula: Conhecendo o caramujo africano – Uma questão de saúde

Ano: 8º Ano

Disciplina: Ciências da Natureza e Matemática

Conteúdo: Reino Animal e Vegetal

Objetivos: Analisar, identificar e divulgar os meios de proliferação do caramujo.

Tempo estimado: Um mês.

Material necessário: Material para a confecção de cartazes e panfletos (cartolina, canetinhas, cola, fotos e imagens dos caramujos, etc.), Impressora, Laboratório de Informáticas com computadores conectados, Câmera Digital (VER...)

Desenvolvimento

1ª Etapa
O primeiro passo é fazer um levantamento do conhecimento da turma sobre os moluscos, principalmente o caramujo – investigação oral em conversa na sala de aula. Informar o crescimento deste molusco no Brasil, como ele chegou aqui e quais as conseqüências de sua existência. Inicialmente o papel do professor é trazer informações gerais que serão pesquisadas mais tarde para introduzir a aula e motivá-los a buscar mais informações para proporcionar aos estudantes as condições necessárias para que atuem junto aos colegas e à comunidade escolar em combate ao caramujo.

2ª Etapa
Pesquisar na Internet – endereços pré-estabelecidos pelo professor – de onde veio o caramujo, a qual espécie pertence e suas características, fazendo leituras de tudo que encontrarem. Anotar todas as informações possíveis para posterior elaboração de panfletos e cartazes. Além disso, assistir ao conteúdo multimídia do Portal Aprende Brasil “Bichos Gelequentos”.

3ª Etapa
Realizar um levantamento da existência de possíveis focos de reprodução do caramujo na escola e na comunidade. Listar os locais em que foram encontrados, nas plantas, locais úmidos, em baixo de entulhos, nos muros e outros. Fazer a coleta dos mesmos usando luvas e encaminhando-os para os postos da Vigilância Epidemiológica. Relatar por escrito a experiência.

4º Etapa
Visitar uma horta, investigar a existência de caramujos na terra, nas plantas, no entorno do lugar. Registrar em vídeo e fotos.

5ª Etapa
Elaborar um questionário e eleger um pequeno grupo para entrevistar um dos representantes responsável pela Vigilância Epidemiológica no município.

6º Etapa
Repassar o resultado do questionário e assistir ao vídeo e imagens da visita feita anteriormente na horta. Discutir as experiências.

7ª Etapa
Elaborar cartazes e panfletos destinados à divulgação de medidas preventivas contra a proliferação do caramujo africano.

8ª Etapa
Além da divulgação dos cartazes e panfletos, publicar seu trabalho (relatos de experiências e fotos) na Internet utilizando o Construtor de Páginas do Portal Aprende Brasil. Eles deverão seguir as instruções do Construtor e escolher a opção “Relato de Experiências” para a publicação do seu trabalho, pois ela permite o uso de textos e imagens. Enviar a sua página para os demais alunos da classe, pois, assim, haverá uma troca de informações sobre as diferentes experiências realizadas. Outra alternativa para aqueles que não têm acesso ao Portal Aprende Brasil é a elaboração de Blog para que os estudantes possam registrar suas atividades e divulgá-las para seus colegas e comunidade escolar.

Produto final
Divulgação de medidas preventivas contra a proliferação: de como fazer corretamente a coleta do caramujo africano e quais as doenças que ele pode transmitir ao ser humano. Publicação e divulgação das atividades na Internet utilizando o Construtor de Páginas do Portal Aprende Brasil.

Avaliação
Avaliar se os alunos reconhecem o perigo deste molusco aparentemente inofensivo, se aprenderam a fazer a coleta, se buscaram maiores informações sobre o caramujo, se os cartazes e panfletos focalizam o assunto de forma clara e objetiva, de forma adequada ao que foi proposto.

Endereços pesquisados:
(TERMINAR...)
http://www.colegioweb.com.br/biologia/caramujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário